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Japão junta-se à corrida de voo supersônico com uma nova iniciativa

A JAXA espera reduzir pela metade o tempo de viagem para os Estados Unidos e a Europa por meio de tecnologias supersônicas.

Grandes firmas de engenharia japonesas, incluindo Subaru e Mitsubishi Heavy Industries, estão colaborando com a agência espacial do Japão, JAXA, para pesquisar e desenvolver tecnologias para aeronaves comerciais supersônicas de passageiros, explica um relatório da Nikkei Asia .

A nova iniciativa público-privada do Japão, chamada Japan Supersonic Research, foi anunciada na quarta-feira, 16 de junho.

Foi criado em resposta às empresas de aviação do país que queriam superar suas funções atuais como fornecedores para empresas de aviação ocidentais.

Embora um fabricante de jatos supersônicos, Aerion, tenha anunciado seu fechamento no mês passado devido à falta de capital, outros como o Boom Supersonic estão anunciando um novo amanhecer para o vôo supersônico comercial após o último vôo do Concorde em 2003.

A JAXA explicou em nota à imprensa  que voar do Japão para a Europa ou os Estados Unidos leva um tempo médio de aproximadamente 12 horas. Com aeronaves supersônicas, a agência espacial prevê que a nova iniciativa poderá reduzir esse tempo pela metade.

Embora as tarifas das passagens sejam mais altas do que as das aeronaves tradicionais, os avanços tecnológicos provavelmente tornarão as viagens supersônicas mais acessíveis no longo prazo. 

Outros membros da Japan Supersonic Research, que visa criar novas oportunidades para a indústria aeroespacial do Japão, incluem Kawasaki Heavy Industries, IHI e Japan Aircraft Development Corp.

Entre os conhecimentos de pesquisa que a JAXA trará para a mesa está sua década de pesquisas para minimizar o problema do estrondo sônico – o Concorde não foi autorizado a se tornar supersônico em áreas populosas – por meio de aeronaves mais longas e aerodinâmicas.

A agência espacial japonesa também reduziu o consumo de combustível em 13 por cento em comparação com o Concorde, tomando medidas para reduzir o atrito do ar, entre outros métodos. Seu protótipo de aeronave também é 21 por cento mais leve do que seu antecessor icônico.

 

A nova iniciativa Japan Supersonic Research terá como objetivo dar o pontapé inicial nos esforços do Japão para construir sua primeira aeronave de passageiros local, após anos de atrasos nos planos da Mitsubishi Heavy de fabricar a aeronave Mitsubishi.

A iniciativa terá que alcançar a concorrência em velocidade supersônica, já que a United Airlines encomendou 15 jatos da Boom Supersonic e a japonesa Japan Airlines também investiu na empresa.

A Boom Supersonic, com sede em Denver, Colorado, planeja lançar um protótipo menor de sua aeronave , chamado XB-1, este ano, e arrecadou mais de US $ 200 milhões como parte de sua missão de trazer de volta o vôo supersônico comercial.