- A indústria da construção está tentando correr atrás do atraso tecnológico e vem buscando implementar novas tecnologias nos processos construtivos. Existem muitas empresas de tecnologia que estão tentando atender o setor com suas soluções disruptivas, visando levar a indústria para a era tecnológica. Nesse artigo serão descritas algumas das melhores soluções disponíveis para o canteiro de obras.
BIM
Uma das grandes causas de desperdício de recursos na construção é por causa da incompatibilidade de projetos. Muitos são feitos sem uma visão abrangente dos demais e só quando executado que o encarregado pela obra consegue identificar o erro cometido. Logo, o próximo passo é contornar o erro, ou seja, aumentar o custo e atrasar o cronograma da construção.
As empresas de hoje já podem contar com a tecnologia BIM (Building Information Model) para evitar esse tipo de erro. O BIM é um processo que faz a integração de todos os projetos da edificação, possibilitando que o projetista consiga identificar por meio de um modelo 3D alguns erros de incompatibilidade de projetos. Desta forma, eles eliminam as falhas antes do projeto ser colocado em execução.
O BIM também pode ser utilizado para fazer analises térmicas e acústicas da edificação. Um dos processos que mais vem sendo usado é o desenvolvimento do planejamento 4D e orçamento 5D, por meio das ferramentas BIM é possível chegar a um valor da obra mais próximo do real.
Aprenda mais: Cursos de Projeto de Engenharia
Ao planejar e construir utilizando a tecnologia BIM, ou outra semelhante que proporcione trabalhar em um ambiente controlado, você pode diminuir custos com material e mão de obra, reduzir o desperdício e aumentar a eficiência.
Drones
Imagine você ter que subir no alto de um prédio em construção para verificar como ficou o serviço, ou se deslocar até outra obra apenas para checar como está o andamento do trabalho, pois é, esses serviços consomem tempo e colocam o colaborador em situações de risco.
Os drones chegaram para mudar essa realidade e, por meio deles, torna-se viável o uso para monitoramento e coletar dados em tempo real sobre o andamento dos projetos no canteiro de obras. Com base nesses dados, o gestor da construção consegue identificar possíveis problemas que venham a acontecer e prejudicar o cronograma do projeto.
Eles também melhoram a comunicação e a tomada de decisões, aumentam a segurança, possibilitam uma medição mais rápida e precisa, geram mapas, enfim, são muitas as vantagens de utilizar drones na construção civil.
Realidade Virtual e Realidade Aumentada
Antigamente era muito difícil para os profissionais da construção apresentarem suas propostas de projeto para seus clientes, visto que, ficava difícil para os consumidores olharem para uma planta e imaginarem como ficaria seu imóvel.
Então surgiram alguns softwares de modelagem 3D, que possibilitaram transformar a planta em uma maquete 3D, desta forma, ficou mais fácil a visão e análise do projeto.
Aprenda mais: O elevador mais inovador do mundo
Agora, graças a novas tecnologias, como realidade virtual e realidade aumentada, e já é possível o cliente adentrar ao imóvel virtualmente.
Em outras palavras, o cliente pode enxergar como vai ficar a edificação após a construção, definir qual a melhor cor ou textura para as paredes, decoração, pode alterar ou retirar uma parede, realocar os cômodos e outras coisas mais que não eram possíveis anos atrás. Isso é extremamente importante, pois o cliente tem uma visão mais abrangente do projeto antes de iniciar a construção.
Impressoras 3D
Há um tempo atrás, as impressoras serviam apenas para imprimir informações em um papel, já, nos dias de hoje, com a chegada da quarta revolução industrial, elas são capazes de imprimir desde tecido humano até casas. Na construção civil elas ainda são pouco encontradas, mas com o avanço da tecnologia e a modernização do setor, é questão de tempo até elas se tornarem comuns nos canteiros de obra de todo o planeta.
O processo de criação de casas por meio de impressoras 3D se dá ,inicialmente, pela concepção do projeto por parte do projetista e das partes interessadas. Em seguida é necessário o desenvolvimento de um modelo 3D em algum software de modelagem e, por último, se inicia a impressão da edificação.
Esse modelo de construção trás consigo muitas vantagens, como redução de custos e desperdício, maior velocidade de execução, construção enxuta e redução de acidentes. Porém, também há alguns pontos de atenção, como o desemprego, uma vez são necessários poucos profissionais para executar a construção, e também o grande espaço que algumas impressoras necessitam para a sua instalação.
Algumas empresas preferem imprimir o projeto em partes, que são levados até o local da construção e depois montados. Por meio desta tecnologia, é possível realizar uma tarefa que demoraria em média 15 dias em apenas 1/3 disso, até mesmo construir uma pequena casa em 24 horas.
O material utilizado para impressão 3D vária de acordo com o que se deseja imprimir. No caso da construção civil, os materiais utilizados são: argamassa, aço, concreto, fibra de vidro e muitos outros. Se num futuro próximo essa tecnologia tiver custos menores de implantação, pode ser uma ótima alternativa para minimizar o déficit habitacional do mundo.
IOT
A IOT (Internet of Things) é uma grande tendência para a construção civil, que está chegando pouco a pouco aos canteiros de obra e gerando uma série de benefícios para as construtoras, e aos seus colaboradores.
Algumas aplicações, como utilização de sensores em roupas e capacetes para monitorar as atividades dos colaboradores, prevendo e evitando acidentes dentro do canteiro, acompanhamento do rendimento das máquinas e equipamentos, prevendo possíveis falhas, são algumas das aplicações.
Logo, por meio dessa última, é possível identificar equipamentos ociosos e, desta forma, conseguir utilizar ao máximo os recursos em prol da produtividade e economia de custos.
Aprenda mais: 8 documentos que todo engenheiro e arquiteto precisam conhecer
Algumas empresas já disponibilizam sistemas computacionais que fazem a integração de todos os equipamentos IOT’s em uma única plataforma, facilitando a comunicação das máquinas e dispositivos entre se.
Portanto, como você deve ter percebido, a palavra-chave da construção é redução, seja ela de custos, tempo ou ineficiência. O canteiro de obras esta ficando cada vez mais conectado, apesar do setor ter uma taxa muito baixa de tecnologia e ter muitas barreiras para adoção delas, não tem como pará-las.
Aos poucos a tecnologia chega às construções, e as transforma, como já aconteceu em outros segmentos do mercado.
Para se manter atualizado e aprender mais, entre no canal Papo de Engenheiro no Telegram, e fique por dentro de tudo que acontece na construção civil.
Início » Uncategorized » 5 tecnologias que estão mudando a construção civil